Bioética na formação médica: fragilidades e repercussões nas falhas assistenciais
Palavras-chave:
Bioética, Formação Médica, Falhas Assistenciais, CREMEBResumo
A prática médica contemporânea exige do profissional não apenas excelência técnica, mas também uma sólida competência moral e ética, essencial para a qualidade da assistência e para a manutenção da dignidade humana no cuidado. No entanto, o ensino da Bioética nas faculdades de Medicina frequentemente é tratado de modo secundário, priorizando a hegemonia da expertise técnica. Essa lacuna curricular tem gerado um déficit na competência moral dos egressos, tornando-os vulneráveis a cometer falhas éticas e assistenciais que transcendem o erro técnico. Diante deste cenário, o Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (CREMEB) tem registrado um número crescente de denúncias por infrações que demonstram justamente a carência de princípios bioéticos. As denúncias recorrentes não se concentram em falhas técnicas, mas em infrações relacionadas à desobediência a normas e a inadequações em prontuários médicos.
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