União Europeia: O jogo político do continente europeu

Autores

  • Maria Cecília Moreira Vida Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.69818/gc.v2.n1.111-115.2025

Palavras-chave:

Negociação, Diplomacia, Europa, Acordos

Resumo

O continente europeu, atualmente unido sob o símbolo “perfeito” de doze estrelas em um fundo azul, possui um histórico de conflitos internos e externos que contrastam com a paz atual. Entretanto, após as duas guerras que assolaram o cenário da Europa no início do século XX e a constatação do poderio bélico e de suas possíveis implicações no caso de um novo conflito, os países europeus iniciaram o desenvolvimento de uma entidade supranacional que objetivava garantir a paz duradoura entre seus membros. O primeiro passo dado foi a criação do Conselho da Europa, criado em 1949 com 10 membros oficiais, que visava a promoção da democracia e dos direitos humanos. Posteriormente, em 1951, é criada a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço, por meio da assinatura do Tratado de Paris, para evitar a produção de armamentos de maneira independente por seus participantes, sendo eles: França, Alemanha, Itália, Países Baixos, Bélgica e Luxemburgo. Essa comunidade obteve êxito em seus objetivos, resultando no alargamento de seus membros e na mudança de sua dinâmica interna por meio de dois tratados fundamentais: o Tratado de Roma (1957) e o Euratom (1957). Primeiramente, o Tratado de Roma possibilitou a criação da Comunidade Económica Europeia (CEE), ou seja, um mercado comum entre os países participantes, facilitando trocas comerciais internas aos membros e possibilitando um reerguimento econômico da Europa pós-guerra. Concomitantemente, o Tratado EURATOM (Comunidade Europeia da Energia Atômica) foi assinado para garantir, dentre outros, a não proliferação de armas nucleares. Assim, com um sistema organizacional já desenvolvido e a constatação de seu funcionamento, a Assembleia Parlamentar Europeia, responsável por fazer valer os tratados assinados, se tornou o Parlamento Europeu, em 1958.

Biografia do Autor

Maria Cecília Moreira Vida, Universidade Federal de Uberlândia

Graduanda em Relações Internacionais na Universidade Federal de Uberlândia.

Referências

A BANDEIRA Europeia. O Conselho da Europa em resumo. Disponível em: https://www.coe.int/pt/web/about-us/the-european-flag. Acesso em: 29 nov 2024.

ALARGAMENTO da UE - União Europeia. European Union Website. Disponível em: https://european-union.europa.eu/principles-countries-history/eu-enlargement_pt?wtsearch=yes. Acesso em: 28 nov 2024.

ANÁLISE: Os desafios do acordo entre Mercosul e União Europeia. CNN Brasil. São Paulo, 30 nov 2024. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=XH-stt73HaA. Acesso em: 30 nov 2024.

ATO Único Europeu (AUE). Parlamento Europeu. Disponível em: https://www.europarl.europa.eu/about-parliament/pt/in-the-past/the-parliament-and-the-treaties/single-european-act. Acesso em: 28 nov 2024.

CRISTIE, Rebecca. Von der Leyen’s plan is all bark no bite. Reuters, London, 30 abr 2024. Disponível em: https://www.reuters.com/breakingviews/von-der-leyens-china-plan-is-allbark-no-bite-2024-04-30/. Acesso em: 01 dez 2024.

CRITÉRIOS de Adesão. EUR-Lex European Union Law. Disponível em: https://eur-lex.europa.eu/PT/legal-content/glossary/accession-criteria-copenhagen-criteria.html. Acesso em: 29 nov 2024.

PAÍSES da UE. European Union Website. Disponível em: https://european-union.europa.eu/principles-countries-history/eu-countries_pt?page=1. Acesso em: 28 nov 2024.

TRATADO de Maastricht. European Union Website. Disponível em: https://www.europarl.europa.eu/about-parliament/pt/in-the-past/the-parliament-and-the-treaties/maastricht-treaty. Acesso em: 29 nov 2024.

TRATADO de Roma (CEE). European Union Website. Disponível em: https://eur-lex.europa.eu/legal-content/PT/ALL/?uri=LEGISSUM%3Axy0023. Acesso em: 28 nov 2024.

Downloads

Publicado

2025-06-30

Como Citar

Vida, M. C. M. (2025). União Europeia: O jogo político do continente europeu. Global Crossings, 2(1), 111–115. https://doi.org/10.69818/gc.v2.n1.111-115.2025

Edição

Seção

Ensaios