167º período ordinário de sessões, Corte Interamericana de Direitos Humanos, primeiro dia de audiência pública da opinião consultiva sobre emergência climática e direitos humanos, Brasília-DF
DOI:
https://doi.org/10.69818/gc.v2.n1.107-109.2025Resumo
O Brasil foi o país escolhido pela Corte Interamericana de Direitos Humanos (Corte IDH) para a segunda etapa da audiência pública sobre o Parecer Consultivo referente à “Emergência Climática e Direitos Humanos”, que foi solicitado por Chile e Colômbia, após as audiências realizadas em Barbados. Ao longo de quatro dias em Brasília e Manaus, a Corte IDH escutou cerca de 116 delegações, que incluíam representantes de países como Brasil, Costa Rica, Honduras e Paraguai, além de organismos internacionais, instituições acadêmicas, cientistas, ONGs e membros da sociedade civil, incluindo representantes de povos indígenas e tribais. A experiência de atuar na audiência da Corte IDH durante o 167.º Período Ordinário de Sessões no Brasil foi enriquecedora, tanto em termos técnicos quanto profissionais, para o grupo de pesquisa da Cátedra Jean Monnet da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), do qual integram os participantes, Thiago Romero, Marlon Rosa e Izabella Nunes, todos representando sua coordenadora, Profa. Dra. Claudia Loureiro.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.